Blog da Twygo
Universidade Corporativa
Publicado 02/07/2018
Por Kátia

As empresas têm acreditado cada vez mais no poder da formação de seus colaboradores como forma de ter uma equipe de qualidade, entregando o melhor para a organização e, consequentemente, para o cliente. Uma das maneiras de fazer isso é através da Universidade Corporativa (UC). Se você quer saber um pouco mais sobre os benefícios de uma UC dentro da sua organização, acompanhe o nosso texto! Vamos te contar quais são as 9 principais vantagens em ter uma Universidade Corporativa.

9 vantagens de ter uma Universidade Corporativa na sua empresa

1. Missão, visão e valores alinhados

Cada organização possui missão, visão e valores muito singulares e, por isso, pode ser um pouco difícil alinhar esses três eixos entre seus colaboradores. Porém, é muito importante que isso esteja muito claro entre toda sua equipe, afinal, são três conceitos que resumem o propósito da empresa.

A Universidade Corporativa proporciona que missão, visão e valores sejam transmitidos de forma eficiente para o seu colaborador porque todos os cursos oferecidos pela UC devem ser estruturados em torno desses eixos. Assim, você garante uma equipe mais focada e com mais clareza dos seus compromissos e competências.

2. Capacitação de novos colaboradores

Capacitar novos colaboradores exige tempo e paciência. Normalmente essa prática demanda que todo o seu setor pare para ensinar um novo funcionário e seu time acaba perdendo produtividade.

Bem, isso dificilmente acontecerá na Universidade Corporativa. Antes mesmo do colaborador começar a exercer seu trabalho, ele passa pela UC para aprender o necessário e já chega ao posto de trabalho preparado.

3. Promove habilidades específicas

A UC permite que os seus colaboradores sejam formados para funções específicas, ao contrário da Universidade Tradicional, por exemplo, que forma para o amplo mercado de trabalho. Essa abordagem garante que o seu funcionário desenvolva as habilidades necessárias para executar suas tarefas no dia a dia da empresa.

gestao-por-competencias-CTA

4. Encontra os líderes que a sua organização precisa

A Universidade Corporativa também tem a missão de capacitar os colaboradores para que sejam líderes e tenham voz ativa sobre os rumos da empresa. Essa é uma técnica bem comum nas organizações: analisar perfis de profissionais que manifestem espírito de liderança para aperfeiçoar suas habilidades, assim eles podem ser promovidos dentro da empresa.

Leia também: Liderança Situacional: descubra o que é e qual o estilo ideal para a sua equipe

5. Capacitar para o amanhã

Essa é a grande diferença entre ter uma Universidade Corporativa e uma simples prática de treinamento! A UC prepara o seu colaborador para pensar não apenas no presente da empresa, mas também no futuro, evitando possíveis problemas junto com a organização e pensando em melhorias e novas ofertas. Assim, você ajuda seu funcionário a ter uma postura mais proativa.

6. Custo baixo

Está aí uma vantagem pouco conhecida: há uma crença de que uma Universidade Corporativa precisa de custos altíssimos para ser implantada, mas isso não é verdade! O que é indispensável em uma UC é ter alguém ensinando e outras pessoas aprendendo, o resto é adaptável. Por isso, se você tiver uma empresa pequena e um orçamento baixo, montar uma Universidade Corporativa pode ser sim uma opção viável.

Calculadora de orçamento de T&D

7. Valorização dos colaboradores

Qual a melhor forma de valorizar seus colaboradores do que preparando cursos e criando práticas para desenvolver seus conhecimentos e aprendizagens? Para isso, garanta que eles tenham voz nesse processo, para que suas opiniões possam ser ouvidas e consideradas.

8. Destaca o papel de cada profissional dentro da empresa

Os profissionais passam a ter mais clareza sobre seu papel e o papel dos seus colegas de equipe dentro da empresa. Isso acontece porque eles passaram a entender, através da UC, as suas competências e seus deveres perante a organização. Essa prática pode melhorar o entrosamento das equipes.

9. Aumenta os resultados e a pontualidade

Se o seu colaborador se sentir valorizado e apto a realizar as tarefas da sua organização, certamente a produtividade aumentará e a pontualidade também. Isso porque ele aprenderá a definir as prioridades e passará a ter uma postura mais madura frente aos problemas que podem surgir.

Acreditamos que a Universidade Corporativa é a chave para o desenvolvimento de colaboradores nas organizações. Se você quiser seguir esse modelo de instituição, aproveite para aprender como implantar e medir os resultados de uma UC com o nosso e-book Universidade Corporativa: o Guia Completo. Basta preencher o formulário abaixo para ter acesso:

E-book Universidade Corporativa
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!